segunda-feira, 7 de julho de 2014

Um mural vale mais que mil tweets


Uma das grandes vantagens e motivo de sucesso do Twitter é sua objetividade que é consequência de sua limitação de 140 caracteres por tweet. No entanto, quando estamos interessados em saber qual a opinião e posição das pessoas sobre determinado assunto, digamos, durante um período de 24 horas apenas, essa limitação pouco ajuda, uma vez que dezenas e às vezes centenas de milhares de tweets são publicados nesse curto espaço de tempo. Será que é possível ler e analisar todos esses tweets e ainda conseguir tirar conclusões importantes dessa análise?

Digamos que você escreve sobre esportes e está interessado em publicar uma matéria relatando a opinião pública nas redes sociais sobre jogo do Brasil contra a Colômbia. Façamos uma conta rápida aqui. Como você é perfeccionista, acredita que precisa ler todos os tweets para ter uma noção real da posição dos brasileiros sobre o tema. Para sua surpresa, no dia 04/07/2014, mais de 200 mil tweets foram publicados só com as hashtags #BRA, #COL, #BRAvCOL e #BRAvsCOL. Você está realmente preparado para encarar o desafio?

Isso significa que você teria que ler aproximadamente 20 milhões de caracteres, se consideramos que na média os tweets possuem 100 caracteres. Como uma página possui em média de 3 a 4 mil caracteres, você teria que ler de 5 a 7 mil páginas para poder fazer sua matéria. Não vamos nem entrar no mérito de que muitas desses tweets possuem links para outra páginas, notícias de jornais, blogs, etc. Será mesmo que isso é humanamente possível? E se tiverem uma equipe especializada em análise de redes sociais? Digamos que 10 pessoas dedicados só pra isso, será que resolve? Ora, nesse caso, cada pessoa teria que ler de 500 a 700 páginas e depois ainda teriam que conversar entre si para consolidar o que leram em um único relatório/documento. O que fazer então?

Como já dizia Confúcio, pensador e filósofo chinês, em 470 a.C.:
Uma imagem vale mais que mil palavras 
Inspirados em sua sabedoria, mas ligados nas diferenças dos novos tempos e das novas mídias, preferimos parafrasear o pensador:
Um mural vale mais que mil tweets 
Para explicar melhor o que é um mural e por que ele vale mais que mil tweets, resolvemos analisar dois aspectos que estão hoje fortemente presentes na vida dos brasileiros: a Copa do Mundo e as eleições de 2014! Em especial, o que se passa na cabeça dos brasileiros em dia de jogo do Brasil? Será que sobra tempo pra se falar de política? Essas são apenas algumas perguntas que todo brasileiro se faz e que nos atreveremos a responder através de gráficos e principalmente, do nosso mural.

Para isso, coletamos tweets em português sobre as eleições, em especial sobre a disputa presidencial, e sobre o jogo do Brasil vs a Colômbia durante as 24 horas do dia 04/07/2014, dia do tão esperado jogo das quartas de final de nossa querida seleção.

Ao todo, foram aproximadamente 13,8 mil tweets sobre as eleições e 221,4 mil tweets sobre o jogo. Embora o assunto Copa do Mundo tenha dominado os tweets dos brasileiros, ainda houve uma quantidade razoável e significante sobre a disputa presidencial, principalmente se considerarmos que boa parte da população acreditava que não se falaria nada sobre o assunto em dia de jogo.

Jogo #BRA x #COL

Na figura abaixo, pode-se ver que mesmo de manhã, milhares de pessoas já comentavam sobre o jogo. No entanto, os brasileiros começaram a se preparar para o jogo mesmo às 15 horas. O pico acontece na hora do jogo, às 17 horas, quando mais de 52 mil tweets foram publicados. Boa parte deles é sobre o início da partida, como foi o caso do tweet do @twittzendo. Às 19 horas, os brasileiros comemoram a vitória, assim como a @bbcbrasil. Finalmente, às 20 horas o Brasil, assim como @RevistaEpoca, se revolta com a triste saída de Neymar da Copa.




Disputa presidencial 2014

Por outro lado, a disputa presidencial já começou às 7 da manhã com praticamente 5 mil tweets sobre os candidatos, inclusive mensagem da @dilmabr à Prefeitura e autoridade de BH colocando o governo à disposição por conta do acidente no viaduto que desabou, assim como notícia do @AparecidoSilva de que 89% dos seguidores de @dilmabr são falsos ou inativos. Às 17 horas, início do jogo, a quantidade de tweets sobre os candidatos sobe para mais de 11 mil, incluindo elogios (@_mariadorosario) e críticas (@euidiotices) vinculadas ao assunto Copa do Mundo. O pico ocorre às 19 horas com aproximadamente 15 mil tweets publicados, mais uma vez, boa parte vinculadas à Copa e à vitória do Brasil, como as mensagens de @dilmabr e @silva_marina.



Mural de imagens, vídeos e notícias mais comentados do dia

Muito interessante, mas e o mural? Será que essa amostragem representa o que realmente foi discutido nesses mais de 200 mil tweets? Apesar do tweet ser composto por apenas 140 caracteres, é muito comum usar o Twitter para divulgar imagens, inclusive de outros sites como Facebook e Instagram, vídeos do Youtube e notícias de diversas fontes diferentes, como jornais, revistas e blogs. Tendo isso em mente, elaboramos um mural com as principais imagens, vídeos e notícias discutidas pelos internautas no Twitter. Com esse mural, tem-se um resumo dos principais acontecimentos do dia (ou de qualquer outro período desejado - semana, mês, etc.) e destacados pela quantidade de vezes que foram mencionados.

Clique nos links abaixo para visualizar o mural da copa e o mural das eleições, e veja você mesmo o que aconteceu de mais importante no dia em que o Brasil teve a alegria de garantir sua vaga para as semi-finais e a tristeza de ter seu craque retirado da copa de forma tão covarde e violenta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário