quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Quem são os formadores de opinião nessas eleições?

Em nosso último post, Conheça os temas de maior impacto no Twitter envolvendo candidatos à presidência, nós apresentamos os principais temas relacionados às eleições presidenciais discutidos no Twitter pela população brasileira. No post de hoje, apresentaremos as pessoas que mais tiveram impacto nessas discussões e que foram mais comentadas e/ou mencionadas.

Para fazer essa análise, usamos diversos gráficos, algoritmos e detecção de comunidades implícitas ao analisar as trocas de mensagens entre os usuários. Essa última é uma técnica comum de análise de redes sociais.

Quem dominou a discussão?

Como pode ser visto na figura abaixo, no tema 'Aeroporto em fazenda de tio de Aécio Neves', por exemplo, depois da Folha de São Paulo (@folha_com), o usuário do Twitter que foi mais mencionado em um tweet, incluindo retuítes (RT @...), foi o José Simão (@jose_simao). Enquanto a Folha de São Paulo foi mencionada 710 vezes, José Simão ficou ligeiramente atrás com 623 menções. José Simão é um jornalista humorístico brasileiro. Como ele mesmo descreve em seu perfil do Twitter, "Acuerda macacada! Sou eu! Da rádio BandNews FM, da Folha de S. Paulo, e do Monkey News no UOL! Direto do País da Piada Pronta!". O interessante é que quando entramos em seu perfil no Twitter (https://twitter.com/jose_simao), temos uma clara ideia de porque ele pode ser considerado um formador de opinião, afinal, não é todo mundo que possui mais de 611 mil seguidores. Para conhecer um pouco mais os outros usuários que foram bastante mencionados na discussão do tema, clique nas barras para apresentar os principais tweets que fazem referência a cada um deles.



Quais são os grupos envolvidos na discussão?

Outra ferramenta que usamos para identificar aqueles perfis que tiveram maior destaque nas discussões e as comunidades que se formaram foi a análise de rede social, também conhecida como Social Network Analysis (SNA), através de redes como a apresentada na figura abaixo, onde pontos representam usuários e linhas representam uma conexão (tweet, retweet, menção, etc) entre eles. Essa rede, apresenta os usuários que expressaram suas opiniões e que foram mencionados nas discussões sobre o tema 'Campanha presidencial pode custar milhões'. Nela, o tamanho de cada ponto (círculo) é proporcional ao número de vezes que foi mencionado nessas discussões. Ou seja, um usuário que foi muito retuitado, assim como um usuário que foi muito referenciado nas discussões aparecerá no gráfico com um maior destaque (círculo de maior tamanho), como é o caso de @dilmabr, que foi muito referenciada nos tweets e @veja, que foi bastante retuitada. Na imagem abaixo podemos ver o ponto que representa o usuário @veja. Para ter acesso ao gráfico dinâmico e visualizar os outros formadores de opinião, clique na figura abaixo.



Quando tudo começou?

Por fim, gostaríamos de mostrar como nossa ferramenta é capaz de identificar de forma clara quando um assunto nasce e quais os tweets e respectivos usuários que fizeram com que se tornasse um tema relevante e merecedor de destaque e análise. O gráfico abaixo revela de forma cristalina quando isso acontece em relação ao tema 'Multa à Dilma e ao PT por propaganda eleitoral antecipada'. Clique nos pontos do gráfico para ver quais os tweets foram tuitados ou retuitados naquele intervalo de tempo. Ao fazer isso no ponto mais alto da curva (7 de julho às 16 horas), percebemos que os principais atores na divulgação da notícia sobre a propaganda eleitoral antecipada foram iG Último Segundo (@ultimosegundo), PSDB (@Rede45), Alvaro Dias (@alvarodias_) e o próprio TSE (@TSEjusbr).

domingues cuña

@DominguesCuna1



@PazGilberto @MuriloDoro @dilmabr isso é propaganda. DOS americanos.O apenados CONTRA revolucionários,é guerra é guerra, ainda tinham CHANCE

domingues cuña

@DominguesCuna1



@PazGilberto @MuriloDoro @dilmabr isso é propaganda. DOS americanos.O apenados CONTRA revolucionários,é guerra é guerra, ainda tinham CHANCE



E os outros temas e seus respectivos formadores de opinião?

Nossa intenção nesse post foi de apenas mostrar algumas das técnicas que utilizamos para identificar os formadores de opinião em qualquer assunto que envolva comunicação entre diversas pessoas. Caso contrário, nosso texto ficaria demasiadamente extenso e prejudicaria a leitura casual e agradável.

Pedimos aos que se interessaram pelo assunto e que desejam obter mais informações sobre os formadores de opiniões em outros temas que adicionem seus comentários, sugestões e pedidos abaixo. Na medida que os pedidos surgirem e que o tempo permitir, acrescentaremos novos posts com mais detalhes e novas informações.